Uma ferramenta muito
útil da Google é o Google Docs, super ferramenta onde você poderá gerenciar os
seus documentos do pacote office como word,planilhas do excel, apresentação de slides, etc.
Tudo isso on-line facilitando o acesso dos mesmos em qualquer lugar. Irei
mostrar como é fácil criar um documento novo e fazer o upload de um documento
já criado em seu computador.
1º Acesse o
endereço www.docs.google.com,
ou então se você estiver com seu gmail aberto clique na aba docs no topo
da página. Ao acessar o link do site você será direcionado para a página
inicial do Google Docs, veja imagem abaixo, onde você terá que digitar seu
e-mail e senha.
2º Após acessar
o Google Docs você será direcionado para a página da figura abaixo. Onde você
terá as opções de criar um documento novo ou fazer o upload. Ao clicar na opção
Criar ele abre essa lista da imagem.
3º Depois de escolher
o tipo do documento que será criado irá abrir uma tela muito parecida com a do
pacote OFFICE. Com as mesmas opções e alguns complementos a mais.
4º Agora irei mostrar
como é feito o processo de upload do documento clicando no botão com ícone de setinha.
5º Após clicar no botão abre a tela com
as opções de documentos disponíveis.
6º No nosso exemplo
foi escolhido a opção arquivo o qual abre a tela do explorer para ser feito a
busca do documento que será enviado ao Google Docs.
7º Nessa tela o
Google Docs pergunta se você deseja converter seus documentos para o formato do
Docs basta clicar no iniciar upload e deixar concluir.
8 º Essa tela mostra o processo do envio do arquivo para o Google Docs;
9º Pronto concluído o envio agora basta clicar em seu documento que Docs já irá abri-lo para você.
Conclusão:
O Google Docs é ótimo para quem tem muitos documentos e planilhas para gerenciar e tem que ter em mãos todos os dias eu uso ele com muita frequência e indico. Isso é Tecnologia na Nuvem, um pacote office on-line o qual você pode acessar em qualquer lugar do mundo de graça dependendo somente de login e senha.