09/04/2015

Como usar Computação nas Nuvens? (Cloud)



Armazenamento nas nuvens, ou Cloud, é o processo de guardar seus documentos, imagens, designs, códigos-fontes, entre outros, na internet. Para que seja possível acessar de qualquer lugar sem a necessidade de acessar seu computador pessoal.

 Hoje neste artigo irei falar sobre algumas ferramentas para serem utilizadas no armazenamento nas nuvens (Cloud) e como isso pode ser utilizado por você no seu computador doméstico. Sim, pois apesar do termo parecer ser uma coisa exclusiva para uso corporativo pode ser utilizado em sua casa também.

Vantagens
  • Acessibilidade: Algumas das vantagens de ser manter seus arquivos nas nuvens (Cloud) é a possibilidade de acessa-los em qualquer lugar a qualquer momento. Basta para isso ter acesso a internet que o acesso será possível facilmente.
  • Segurança: Em caso de seu dispositivo ser roubado, formatado sem backup (cópia de segurança) ou até mesmo pegar fogo é possível recuperar suas informações bastando acessar o serviço escolhido por você.
Veja nosso tutorial ensinando como fazer backup automaticamente e armazena-lo nas nuvens.


  • Facilidade: Apesar de parecer uma coisa complicada o armazenamento nas nuvens é bem simples utilizando alguns programas gratuitos como Dropbox, Mega, One Drive ou Google Drive é possível configurar rapidamente.
Programas
 Existem diversos programas gratuitos para serem utilizados no armazenamento Cloud, mas irei citar aqui três que eu uso e recomendo.


No Dropbox, você começa com 5 GB de armazenamento on-line para seus arquivos, mas se você convidar pessoas para se inscreverem irá ser recompensado com 500MB por cadastro aumentando sua capacidade.

 A instalação dele é feito apartir deste link onde você terá que criar uma conta e depois o programa será baixado. Após instalar você irá informar seu login e senha e apontar para onde será criado a pasta em seu computador. Nesta pasta você coloca seus arquivos que serão enviados para as nuvens.

O Dropbox foi o primeiro programa que eu utilizei para colocar meus arquivos nas nuvens. Iniciei com 5GB, hoje possuo 20GB após enviar convites aos meus amigos e ganhar 500MB por cada convite aceito. Uso o Dropbox para armazenar uma série de instalação de programas que utilizo em meu dia a dia , virou meu BAIXA KI particular.

No Google Drive, você começa com 15 GB de armazenamento on-line gratuito do Google para fotos, histórias, designs, desenhos, gravações, vídeos e o que mais você quiser.

A instalação dele é bem simples, clique aqui e faça o download do programa, após o download o programa irá fazer uma conexão na conta usando sua conta de E-mail e criar uma pasta na unidade do seu computador neste local que você irá colocar seus arquivos para serem armazenados.

O Drive eu uso para manter meus documentos referente a trabalho pela facilidade de interagir com a minha conta no GMAIL, facilita muito para mim.


No Mega, o armazenamento é de 50 GB, bem superior do que os dois citados acima. Ele surgiu após o site MEGAUPLOAD ser fechado devido a problemas de direitos autorais que o site sofreu.

Para instalar o programa é necessário criar uma conta neste link com seus dados e em seguida fazer o download do programa. O funcionamento é o mesmo dos citados acima, basta instalar e escolher onde a pasta será criada, depois disso colocar seus arquivos nela.

Pelo fato do Mega disponibilizar 50GB de armazenamento eu utilizo ele para guardar as minhas fotos. Possuo um total de 40GB de fotos que se eu perdesse minha esposa não iria ficar muito feliz, e guardar essas fotos em CD ou Pen drives é inviável para mim.

Todos os serviços citados acima possuem também aplicativos mobile, ou seja, é possível ainda acessar seus arquivos pelo seu Smartphone, muito prático e rápido. No site de cada empresa mostra o link para download de suas versões mobile.

E você utiliza alguma solução Cloud? Conte para nós nos comentários! Não esqueça de curtir e compartilhar nosso artigo. Isso serve para mostrar que estão gostando.

Até o próximo artigo!




Postagens Relacionadas: